A
história da Palmolive começou em 1864 quando o visionário Caleb Johnson abriu
uma fábrica para produzir sabonetes e velas em Wisconsin. A partir da
introdução no mercado do sabonete em barra branco, a empresa B.J. Johnson Soap
Co. cresceu devido a extrema popularidade do produto.
Nos anos seguintes a empresa, que havia ficado
famosa pela alta qualidade dos seus
produtos, tornou-se um dos principais fabricantes de sabonetes em barras dos
Estados Unidos. Em 1894, passou somente a fabricar sabonetes em barra,
abandonando a produção de velas.
A sua
história começou a mudar em 1898, quando Caleb Johnson desenvolveu uma fórmula
de um novo sabonete feito à base dos óleos de palmeira (palm) e oliva (olive),
batizando assim o novo produto de Palmolive,
que rapidamente se tornou um enorme sucesso entre as famílias americanas.
A partir
de 1902, a empresa investiu massivamente em publicidade, o que resultou em
publicidades elegantes dos sabonetes palmolive, que enfatizavam a pureza dos
seus constituintes e seus benefícios. Rapidamente o sabonete começou a ser
exportado tornando-se assim o mais vendido do mundo. Em 1916, devido ao enorme sucesso
do seu produto inicial, a empresa mudou seu nome para Palmolive Company.
Em 1926,
a Palmolive uniu-se a Peet Brothers, uma próspera fábrica de sabão em pó da
cidade de Kansas, para formar uma nova empresa batizada de Palmolive-Peet.
Contudo em 1928 a empresa Colgate assume o controle da empresa e retira o nome
dos irmãos Peet, mas resolve manter Palmolive em virtude da sua popularidade.
Em 1966,
a empresa iniciou a extensão da marca Palmolive para outras categorias de
produtos com o lançamento no mercado do lava-louça (a versão líquida seria
introduzida somente em 1986). A aquisição de uma fábrica de sabonetes líquidos
em 1987 possibilitou a empresa lançar no mercado, um linha completa dos sabonetes Palmolive na
versão líquida.
Contudo
foi em 1996 que a marca lançou no mercado uma de suas linhas de maior sucesso:
Palmolive Naturals, sabonetes com ingredientes naturais.
Com a chegada
do novo milénio, a marca Palmolive foi estendida a uma linha completa de
produtos para o cuidado do corpo. A partir de então foram introduzidos no
mercado novos produtos, tais como: cremes de barbear; sabonetes em barra
transparentes; shampôs com fórmulas exclusivas à base de óleos naturais e
fragrâncias que causam uma sensação de bem-estar e relaxamento e finalmente
extendendo a sua carteira de produtos a um segmento Junior.
Com a chegada
do novo milénio, a marca Palmolive foi estendida a uma linha completa de
produtos para o cuidado do corpo. A partir de então foram introduzidos no
mercado novos produtos, tais como: cremes de barbear; sabonetes em barra
transparentes; shampôs com fórmulas exclusivas à base de óleos naturais e
fragrâncias que causam uma sensação de bem-estar e relaxamento e finalmente
extendendo a sua carteira de produtos a um segmento Junior.