O sabonete Dove foi desenvolvido nos Estados Unidos durante
a Segunda Guerra Mundial como alternativa aos sabonetes normais e devido a sua
suavidade era usado em hospitais para lavar e tratar os ferimentos dos soldados
(o símbolo da marca Dove é uma pomba, símbolo mundial da paz, e bastante
propício para os anos de pós-guerra).
Nos anos 50, depois
de cumprir sua missão nos campos de batalha, a suave fórmula do produto foi
aprimorada para convertê-lo num produto de beleza diferente dos retantes e com
significativo potencial de crescimento, sendo lançado no mercado americano em
1955 pela empresa Lever Brothers (que anos mais tarde viria a se tornar a
Unilever), redimensionando o conceito de sabonete, antes relacionado apenas à
higiene e ao perfume proporcionados pelo banho.
O sucesso do sabonete foi construído em cima de uma promessa
funcional. A Dove além de servir como sabonete cuidava e hidratava a pele, uma
vez que o sabonete continha 1/4 de creme hidratante. A primeira campanha publicitária
da marca foi criada em torno desta mesma caracteristica e tinha como
slogan “1/4 Cleansing Cream”. Este produto por não conter gordura
animal e possuir um pH neutro, era desta maneira recomendado por
dermatologistas.
Muito mais que um sabonete ou uma linha de produtos para
cuidados pessoais, a marca Dove é a máxima expressão da mulher real. A
principal diferenciação da marca são os aspectos de cuidado com a pele e a
formula, ¼ de creme hidratante do tradicional sabonete.