Johnson & Johnson



A Johnson & Johnson nasceu há mais de um século na pequena cidade de New Brunswic em New Jersey pelos irmãos Robert, James e Edward Johnson. A ideia inicial era em criar a primeira fábrica no mundo a produzir uma compressa cirúrgica asséptica, pronta para o uso, que reduzia a ameaça de infecção, pois, nesta época, as taxas de mortalidade no período pós-operatório chegavam a 90% em alguns hospitais.

Em 1890 a empresa começou a diversificar os seus produtos com a introdução do famoso talco com caracteristicas medicinais. Este produto foi responsável pela entrada da empresa no segmento de cuidados pessoais para bebés quando as mães descobriram os efeitos suavizantes que o talco tinha na pele dos bebés.

Ainda nesta década continuou a ampliação da sua linha de produtos com o lançamento da marca Johnson’s Baby (1893), que incluía o famoso talco (Johnson's Baby Powder) e do fio-dental (1896). As primeiras referências de um fio de seda encerrado para limpar a sujidade dos dentes e das gengivas datam de 1850. Contudo o fio dental só ganhou força e popularidade depois de ter sido lançado pela Johnson & Johnson.

Actualmente com o crescimento económico, a Johnson & Johnson organizou-se em divisões e sub-divisões,  investindo assim na Pesquisa & Desenvolvimento que está estruturado em quatro grandes sectores:

·         Produtos Farmacêuticos,
·         Produtos OTC/Nutracêuticos,
·         Produtos Médico-Hospitalares
·         Produtos de Consumo

Possuindo 250 subsidiárias sediadas em 57 países nos cinco continentes, é uma das maiores empresas de cuidados pessoais e medicinais do planeta empregando 115 mil pessoas (47 mil delas somente nos Estados Unidos). Os seus produtos são comercializados em mais de 175 países e muitos deles são líderes absolutos de mercados nos seus tipos de segmentos.

Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca Johnson & Johnson está avaliada em 4.155 bilhões de dólares, ocupando a posição de número 75 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. 

A empresa também ocupa a posição de número 33 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior facturamento no mercado americano).