A
Johnson & Johnson nasceu há mais de um século na pequena cidade de New
Brunswic em New Jersey pelos irmãos Robert, James e Edward Johnson. A ideia
inicial era em criar a primeira fábrica no mundo a produzir uma compressa cirúrgica
asséptica, pronta para o uso, que reduzia a ameaça de infecção, pois, nesta
época, as taxas de mortalidade no período pós-operatório chegavam a 90% em
alguns hospitais.
Em
1890 a empresa começou a diversificar os seus produtos com a introdução do famoso
talco com caracteristicas medicinais. Este produto foi responsável pela entrada
da empresa no segmento de cuidados pessoais para bebés quando as mães
descobriram os efeitos suavizantes que o talco tinha na pele dos bebés.
Ainda
nesta década continuou a ampliação da sua linha de produtos com o lançamento da
marca Johnson’s Baby (1893), que incluía o famoso talco (Johnson's
Baby Powder) e do fio-dental (1896). As primeiras referências de um fio de
seda encerrado para limpar a sujidade dos dentes e das gengivas datam de 1850.
Contudo o fio dental só ganhou força e popularidade depois de ter sido lançado
pela Johnson & Johnson.
Actualmente com o crescimento económico, a Johnson
& Johnson organizou-se em divisões e sub-divisões, investindo
assim na Pesquisa & Desenvolvimento que está estruturado em quatro
grandes sectores:
·
Produtos Farmacêuticos,
·
Produtos
OTC/Nutracêuticos,
·
Produtos
Médico-Hospitalares
·
Produtos de Consumo
Possuindo
250 subsidiárias sediadas em 57 países nos cinco continentes, é uma das maiores
empresas de cuidados pessoais e medicinais do planeta empregando 115 mil
pessoas (47 mil delas somente nos Estados Unidos). Os seus produtos são
comercializados em mais de 175 países e muitos deles são líderes absolutos de
mercados nos seus tipos de segmentos.
Segundo
a consultoria britânica Interbrand, somente a marca Johnson & Johnson está
avaliada em 4.155 bilhões de dólares, ocupando a posição de número 75 no ranking das marcas mais valiosas do
mundo.
A empresa também ocupa a posição de número 33 no ranking da revista
FORTUNE 500 (empresas de maior facturamento no mercado americano).