No âmbito da disciplina de Fundamentos de Marketing, foi-nos proposto um trabalho prático sobre a Análise do Mercado e do Macro Ambiente em Portugal sobre espumas de banho nos anos de 2002, 2004, 2006 e 2008,bem como as suas características, assim como o perfil do consumidor. Foi levado a cabo analisar detalhadamente o cruzamento de dados relativos aos hábitos dos consumidores, a identificação das características do mercado, do perfil de procura e dos factores macro ambientais, e por fim a análise da situação competitiva.
O objectivo deste presente trabalho, para além de, permitir um aprofundamento dos conhecimentos sobre a matéria em análise, é justamente possibilitar o desenvolvimento de competências investigadoras e facultar a capacidade de análise de mercados.
Existem quatro tipos de espumas de banho (espuma de banho antibacteriano, espuma de banho dermo, cereais e clássica), devido ao consumo relativo á espuma de banho de cereais e espuma de banho antibacteriano ser reduzido não serão abordados.
Para a concepção deste trabalho efectuamos uma pesquisa nos dados fornecidos nas bases de dados da ACNielsen e Marktest.
Em relação aos dados da Marktest é de salientar que pelo facto de a partir do ano 2008 não serão abordados todos os pontos em questão, visto que, a Marktest não fez estudo de determinados temas daí não ser possível analisar o seu estudo.